A forma eficaz de economizar combustível é a junção de alguns comportamentos. Dirigir de maneira correta, ter a manutenção do veículo em dia e tomar cuidado ao escolher o combustível na hora de abastecer é aquilo que vai contribuir de forma efetiva para que você gaste menos combustível.

Confira algumas dicas práticas:

Pneus calibrados

A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias, seguindo as orientações das montadoras. A indicação de calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na tampa do tanque ou na porta do carro. Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo.

Peso

Um veículo mais pesado precisa de maior aceleração para movimentar-se. Quanto mais carregado, mais o veículo consome. Por isso, é fundamental observar no manual do proprietário o peso máximo recomendado pelas montadoras.

Troca de marcha

A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o toque do carro. Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda.

Velas

As velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no consumo dos carros.  Elas precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, que varia de modelo para modelo. E quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações. A função das velas é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.

Vidros abertos

Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível, especialmente a mais de 80 km/h.

Atenção no trânsito

Seu comportamento no trânsito é fundamental para a economia de combustível. Próximos aos semáforos, por exemplo, diminua a velocidade se o sinal estiver vermelho. Assim, não é preciso parar completamente e a retomada da velocidade será mais suave. Evite aquele zigue-zague entre os carros. Isso só causa estresse e acelerações desnecessárias. E abandone o hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo.

Filtros

Os filtros de ar e combustível precisam ser trocados nas datas previstas pelas montadoras, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais, já que a mistura fica irregular.

Sem banguela

Aquele costume antigo de deixar o carro em ponto morto em descidas, a “banguela”, é coisa do passado. O veículo deve ficar sempre engrenado. Assim, gasta menos combustível do que se estiver em ponto morto. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível.  Evitar a banguela também é questão de segurança porque o carro aproveita o freio-motor.

Rodas alinhadas

O alinhamento das rodas é fundamental para a aerodinâmica do carro. Se o veículo estiver fora de geometria, as rodas serão arrastadas, em vez de somente girar. Automóvel alinhado, sim, economiza combustível.

Excesso de velocidade

Para sua segurança e economia, respeite os limites de velocidade. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.

 

LEIA TAMBÉM:

Direção defensiva: evite acidentes de trânsito

Quais itens levar para uma viagem de carro