Provocar ou ser vítima de um acidente de trânsito é uma experiência pela qual ninguém quer passar. Se falarmos em mortes, 5.332 pessoas perderam a vida no trânsito em 2019. Para evitar esse mal, a direção defensiva é uma grande aliada.

Existem dois tipos de direção defensiva: a preventiva e a corretiva. A primeira trata da atitude permanente do motorista para evitar acidentes. A
segunda é a atitude que o motorista deverá tomar ao ser exposto a uma situação não prevista, em uma possibilidade de acidente.

Existem alguns elementos que são cruciais no momento de se evitar um acidente. Vamos a eles:

Conhecimento

É o conhecimento adquirido através do Código de Trânsito Brasileiro e aprendido na prática. Ele inclui: as leis de trânsito, o veículo e equipamentos de transporte e as condições adversas que podem ser encontradas durante a condução.

Atenção

O princípio da atenção considera que o condutor deve estar completamente atento e alerta para que possa agir em qualquer situação que fuja do seu controle. O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa e sempre alerta. Isso inclui não se distrair em conversas com passageiros, fazer o uso do celular, ouvir som muito alto, etc.

Previsão

A previsão implica que o condutor do veículo antecipe ou preveja situações que fujam do seu controle e tenha capacidade de agir da forma mais sóbria possível, sem ser pego de surpresa. Não é preciso poderes mágicos para antever algumas situações com grandes chances de ocorrer no dia a dia, tais como um furo de pneu, buraco na pista, um pedestre que atravessa repentinamente fora da faixa, entre outros.

Habilidade

Habilidade é a destreza adquirida pelo condutor através de aprendizado e prática. Ele deve desenvolver habilidades específicas que o capacitem caso seja necessário a execução de manobras que virão a prevenir qualquer tipo de acidente. O condutor deverá ter o maior conhecimento e controle possível de seu veículo com o objetivo de executar com sucesso as manobras necessária.

Decisão ou Ação

É a capacidade do condutor de tomar uma atitude em relação a qualquer ocorrência, tendo como base seu conhecimento e habilidades. Essa ação pode envolver ou não uma manobra perigosa e deverá contar, acima de tudo, com o bom senso do condutor.

No trânsito, não dá pra errar. Um deslize pode colocar a sua vida e a de outros em risco. Pratique essas dicas que listamos aqui e dirija com mais segurança.

 

LEIA TAMBÉM:

Quais itens levar para uma viagem de carro

Descubra os perigos de andar com o pneu careca