Entre os itens de segurança essenciais para o bom funcionamento do carro é o estado dos pneus, pois eles possuem um papel fundamental que afetam a segurança e a estabilidade do veículo nas estradas. Por isso o motorista deve estar sempre atento a este item, tomando medidas preventivas para o bom uso!
Neste post vamos falar dos perigos de andar com o pneu careca e os principais riscos envolvidos.
Multas e acidentes de trânsito
Andar com o pneu careca é tão perigoso que pode causar graves acidentes de trânsito. Com o desgaste causado pelos pneus neste estado, aumenta o risco de rompimento das tiras de borracha e o estouro da câmera de ar. Outro fator que este risco representa é a infração grave de trânsito, com inclusão de 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23. Fique ligado!
Prejudica o tempo de resposta ao frear
Outro problema sério é a perda da aderência ao solo, prejudicando o sistema de frenagem do veículo. Em uma situação em que o motorista precise frear rapidamente, pode haver falhas, causando sérios acidentes.
Aquaplanagem
Esse fator acontece quando uma fina camada de água se forma entre os pneus e o solo. Com o pneu careca e a falta de aderência o veículo perde contato com o asfalto e passa a deslizar descontroladamente. Quando os pneus estão em bom estado, os sulcos conseguem de forma hábil expelir a água, mantendo o controle.
Atolamento e derrapagem
Os sulcos ajudam a criar a tração exata com a pista, dando mais estabilidade ao veículo. No entanto, quando um pneu está careca, uma curva ou freada brusca pode se tornar uma derrapagem. Quando o percurso é em estrada de terra existe o risco de atolamento, pois as rodas ficam com menos tração dificultando o movimento do carro em terrenos com barro.
Dicas importantes:
Deu para entender os perigos de andar com o pneu careca, não é mesmo? Eles afetam toda a performance do veículo.
- Faça o rodízio dos pneus quando necessário;
- Mantenha a calibração em dia, sempre conferindo a pressão indicada para o seu veículo;
- Realize as revisões periódicas, principalmente antes de fazer viagens longas;
- Procure sempre profissionais qualificados e pneus de qualidade, conforme a indicação correta para o seu modelo de veículo.
Acompanhe nossos artigos e fique por dentro das nossas redes sociais:
LEIA TAMBÉM:
Fluido de freio: um item importante para a sua segurança