Todo veículo no país tem uma placa de identificação, que funciona como um documento que o diferencia dos outros. Graças a essa placa, podem existir dois carros estacionados juntos, exatamente iguais, do mesmo ano, mesma cor, e o dono saberá qual é o seu. Mas a placa não serve apenas para isso. Além do sistema alfanumérico que atua como um tipo de RG, há também a cor da placa, que vai indicar a função do carro. As cores possuem um papel muito importante na organização do trânsito. Para saber mais sobre o assunto é preciso que você entenda as diferentes cores das placas de carros no Brasil.

Conheça a história das cores de placas de carros no Brasil

A ideia de identificar os carros com placas começou no início do século XX. Cada município devia cuidar das placas de seus automóveis, que possuíam fundo preto com letras e números pintados de branco. Os carros particulares eram diferenciados dos carros de aluguel pela letra P e A.

Em 1941 isso mudou. Os veículos de aluguel, como os taxis, ganharam placas com fundo vermelho. Já os carros particulares passaram a ter placas laranjas. A novidade foram os carros oficiais que receberam placas brancas. No ano de 1969, além de mudanças no sistema alfanumérico, as placas laranjas dos carros particulares mudaram para amarelo. Desde 1990 elas passaram a ser cinza. E ainda ganharam companhia de outras cores para outras funções.

Entenda as diferentes cores de placa no Brasil

Atualmente, as cores das placas de identificação de veículos no Brasil são regulamentas pelos Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), conforme a Resolução 231/2007. O objetivo dos diferentes tons é identificar a função dos diversos veículos do país. Conheça a categoria que cada cor simboliza e o que ela significa:

  • Placa de fundo cinza com letras e números pretos – Categoria Particular: são usadas em carros particulares, sendo a maioria no país.
  • Placa de fundo vermelho com letras e números brancos – Categoria Aluguel: são usadas em carros de transporte pagos de passageiros (como os táxis e ônibus urbanos, metropolitanos, interurbanos e interestaduais) ou de bens (como vans e caminhões).
  • Placa de fundo azul com letras e números brancos – Categoria Missão Diplomática, Corpo Consular, Organismo Internacional, Acordo de Cooperação Internacional: são usadas em carros administrativos para técnicos e funcionários de consulados, embaixadas e organizações internacionais, repartição consulares e os representantes, corpo diplomático e os representantes, chefes de missões diplomáticas, embaixadores e organismos internacionais.
  • Placa de fundo branco com letras e números vermelhos – Categoria Aprendizagem: são usadas em veículos de auto escola, para mostrar que o motorista ainda está aprendendo a dirigir.
  • Placa de fundo branco com letras e números pretos – Categoria Oficial: são usadas para carros vinculados aos governos federal, estaduais e municipais, como os Bombeiros, as Forças Armadas, Poder Judiciário, Polícia Militar e Civil
  • Placa de fundo preto com letras e números cinzas – Categoria Coleção: são usados em carros com mais de 30 anos, que conservam as características originais de fabricação, com certificado de originalidade.
  • Placa de fundo preto com letras e números dourados – Categoria Especial: são usados em carros oficiais de prefeitos, governadores, presidente da Assembleia Legislativa, presidente de Tribunais Federais e Estaduais, presidentes de Câmaras, entre outros. Elas também apresentam o Brasão da República Federativa do Brasil, do Estado ou do município.
  • Placa de fundo verde com letras e números brancos – Categoria Experiencia Fabricante: são usadas nos veículos de montadoras, nos reconhecidos como protótipos e em modelos novos que ainda serão lançados no mercado. Também são utilizadas em carros que estão em oficinas mas que necessitam circular pelas ruas sob a responsabilidade de uma empresa. Nesse caso, a placa verde é colocada por cima da placa original.
  • Placa de fundo verde e amarelo com letras e números prata – Categoria Especial: usadas em veículos oficiais usados pela Presidência da República, pela Vice Presidência, pelos presidentes do Senado e da Câmara e também pelos ministros, Advocacia e Procuradoria Geral. Ao lado esquerdo da placa é colocado o Brasão da República Federativa do Brasil.

O futuro das placas de identificação nos carros brasileiros

As divisão de cores atuais são válidas até 2023. A partir de primeiro de janeiro de 2024, o Brasil deverá adequar as cores das placas ao acordo do Mercosul, obedecendo as Resoluções 729 e 748 do CONTRAN. Até lá, essa nova adequação é válida para carros que precisam alterar a placa por mudança de município ou com o emplacamento de veículos novos.

Para acompanhar as cores das placas, atualmente há dois sistemas alfanuméricos, ambos utilizando a base do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). O primeiro possui 3 letras e 4 números, seguindo a Resolução 231 de 2007 do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). O segundo tem 4 letras e 3 números e é conhecido como Padrão Mercosul, pois já segue as orientações do bloco econômico.

LEIA TAMBÉM:

Veja os 5 veículos Fiat mais vendidos em 2019

Como consultar multas de veículos

Dicas para reduzir o consumo de combustível