Você sabe qual é a hora certa de trocar o óleo do seu carro? E como escolher o óleo correto?

Bom, neste artigo vamos responder as dúvidas mais frequentes para você:

Qual é a função do lubrificante do motor?

O óleo exerce a função de lubrificar as engrenagens, fazendo com que haja uma redução da intensidade do choque e do atrito causados pelo funcionamento do motor.

Essa lubrificação das peças do motor diminui os impactos e eleva a longevidade ou o tempo de vida do motor.

Outra função importante do óleo é que ele funciona como condutor térmico, sendo um meio de transferência de calor. Assim, seu fluxo entre as peças do motor faz uma refrigeração dessas peças e também auxilia a retirar possíveis impurezas, devido à fricção dos seus componentes.

O lubrificante fornece ainda uma vedação no motor, construindo uma barreira fina interna. Desta forma, o óleo impede a entrada de objetos contaminados externos, que poderiam acabar ou causar danos nas peças ou em todo o carro.

Porque a necessidade de trocar o óleo do carro?

Trocar o óleo do motor é um ato fundamental para o perfeito funcionamento do motor, pois ele é um componente químico, portanto, tem tempo de validade.

Outro aspecto que devemos observar é que os aditivos do óleo perdem sua eficácia e se transformam em pequenos resíduos, que podem entupir dutos e se acumular nas peças.

A medida em que utilizamos o veículo, a quantidade de óleo no motor também diminui, sendo necessário completar o óleo.

É recomendado que ao trocá-lo, o filtro também seja trocado, porque, com o tempo, ele acumula sujeira.

Qual é o momento certo para fazer a troca de óleo?

O carro começa a dar sinais quando o óleo está velho. O consumo de combustível maior do que o normal, trepidações ou um aquecimento excessivo do motor são alguns deles.

O ideal é não deixar chegar a esse ponto para realizar a troca de óleo. Para que você tenha controle sobre o seu estado, fique de olho na validade do produto e o substitua antes que essa data chegue. Em carros novos, verifique as condições do óleo uma vez por mês. Já em veículos antigos, é necessário fazer essa checagem ao menos duas vezes por mês.

E quando for verificar o nível do óleo, não cometa erros. Confira algumas dicas sobre como fazer essa verificação:

  1. Não faça a medição em um local inclinado
  2. Desligue o carro cerca de cinco minutos antes da medição
  3. Coloque a vareta sobre uma folha de papel branca. O fundo branco ajuda a detectar as marcas deixadas pelo óleo

Como escolher o lubrificante certo para o seu carro?

Você deve prestar atenção nas especificações do seu carro, que estão presentes no manual. É fundamental escolher um óleo que tenha viscosidade (grau SAE) e fator API compatíveis com o motor do seu carro.

Apesar que usar lubrificantes de fator API superior aos que estão no manual, não causarão danos ao veículo.

Lubrificante sintético x lubrificante mineral

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a diferença desses dois lubrificantes.

Mesmo que se respeitem as qualidades do manual, é melhor usar óleo sintético ou óleo mineral? E o óleo semissintético?

Cada um deles têm suas especificidades e você deve optar pelo o que é bom para seu carro e também para o seu bolso.

Óleo mineral

Esse lubrificante é fabricado através de uma mesclagem de óleos básicos obtidos ao refinar se o petróleo. Esse tipo de óleo é o mais comum no mercado e também existe a mais tempo que o óleo sintético. Suas principais características são: baixo custo, uso satisfatório para motores antigos e baixa durabilidade.

Óleo sintético

Ele é fabricado através de óleos básicos sintéticos, ou seja, óleos obtidos por meio de reações químicas que ocorrem sobre supervisionamento. Por causa disso, ele é mais purificado e seus fatores aditivos são bem mais fortes. Suas principais características são: maior durabilidade, maior estabilidade em altas temperaturas e custo elevado.

Óleo semissintético

Ele é fabricado através da mesclagem de elementos minerais e sintéticos. Suas principais características são: mescla entre a qualidade dos dois lubrificantes anteriores, preço mais acessível e, em alguns casos, uma economia no consumo de combustível.

Bom, terminamos o assunto por aqui. Espero que agora você saiba tudo o que é necessário para fazer a troca de óleo seu carro!

Até breve.