A suspensão é um dos itens essenciais no carro e o motorista precisa ficar atento, principalmente quando for viajar. Este mecanismo é responsável pelo controle do motorista sobre o veículo e, caso o sistema esteja desregulado, pode ocasionar derrapagens, falta de controle do automóvel e, consequentemente, acidentes.
Por conta disso, o motorista deve tomar cuidados e ficar alerta para as seguintes situações antes de cair na estrada. Caso o veículo esteja chacoalhando muito a cada desnível, por exemplo, pode ser um sinal para ir ao mecânico realizar a manutenção das peças.
Outro cuidado que tem que ter é com as molas e os amortecedores. O primeiro tem como finalidade de sustentar o peso da carroceria e evitar que haja o choque dele com alguns componentes da suspensão. Já o segundo, é responsável por controlar a ação das molas e evitar o contato da parte de baixo do carro. O ideal é que as molas sejam trocadas a cada 50 mil quilômetros rodados, enquanto os amortecedores 30 mil.
E não adianta apenas o motorista tomar cuidado com a suspensão. Ele também precisa ficar atento com o estado dos pneus e se a direção está alinhada. Falta de manutenção nestes locais também pode ocasionar em danos no veículo.
Por isso, a principal dica é realizar a manutenção preventiva, que também analisa as condições de outras partes como o motor, tanque de gasolina, dentre outros. Além disso, deve ser providenciado o alinhamento e balanceamento do carro para que ele não incline demais na hora das curvas.