Desde a chegada da pandemia no Brasil, em março de 2020, ocorreram diversas mudanças em todos os segmentos comerciais do país e com o setor automobilístico não foi diferente. Segundo pesquisa realizada pela Automotive Business e da MHD Consultoria, houve um esforço do setor para manter empregos mesmo diante da queda brusca do mercado. Das empresas do segmento que foram entrevistadas, 30% admitiram que precisaram fazer demissões e 43% dos trabalhadores temem perder o emprego. Já 38% relataram diminuição de salário e 32% tiveram promoções adiadas.

Com um novo modelo de trabalho home office, diversos colaboradores começaram a trabalhar nesta modalidade, sendo que 59% das empresas do setor não tinham qualquer política de trabalho remoto antes da pandemia.

Muitos especialistas afirmam que para a recuperação do setor automotivo será necessário pelo menos um período de 3 anos para retomar os níveis de vendas. A queda no primeiro semestre de 2020 foi drástica, prejudicando montadoras, fábricas, autopeças e diversas concessionárias e agências de veículos.

Segundo dados da Fenabrave, o setor automotivo representava no início da pandemia 4,5% do Produto Interno Bruto – PIB do país, gerando na época mais de 315 mil empregos diretos.

Mudanças que exigiram do setor automotivo resiliência e inovação

Diversas empresas tiveram que se adaptar e investir no e-commerce. O que antes ainda era uma questão de escolha, hoje se torna uma obrigação para sobrevivência e destaque. Diversos consumidores têm apontado sua segurança em comprar um veículo online, tendo mais vantagens até nas negociações, com marcas confiáveis e diversas promoções. A indústria automobilística sempre priorizou e prezou pelas vendas presenciais para garantir ao consumidor uma experiência mais real, mas com a mudança no mercado essa realidade está mudando.

Ou seja, o setor precisa acompanhar as evoluções que o mundo e o mercado têm enfrentado, dando acesso a informações qualificadas e uma equipe preparada para esse tipo de atendimento, sem desconsiderar também o ponto físico.

Confira algumas dicas que a Auto-R preparou para você que é do setor automobilístico, para inovar e manter o seu negócio de pé neste período da pandemia e pós-pandemia:

  • Pense em todos os envolvidos na sua empresa: equipe, clientes e demais grupos de interesse. Ao realizar planejamentos sempre pense em todos os públicos envolvidos no seu negócio;
  • Invista em tecnologias e infraestrutura: tenha recursos tecnológicos acessíveis para atendimento e vendas on-line, para comunicação virtual de qualidade, acessibilidade e suporte para sua equipe com o trabalho remoto.
  • Se adapte também às novas regras do atendimento presencial: cumpra com os decretos estabelecidos na sua cidade e ao retornar às atividades presenciais proporcione um ambiente limpo e seguro.
  • Priorize e impulsione planos de comunicação e marketing: diretrizes digitais exigirão atualizações constantes, então esteja preparado. Treine e capacite sua equipe de vendas e marketing, tenha planejamento estratégico e mensure toda sua operação, não importa de qual porte ela seja.
  • Neste momento, esforços coletivos, persistência, paciência e inovação serão formas de proteger e se consolidar, sabendo lidar diariamente com essas transformações! Você não está sozinho!

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