Auto-R Caputo Betim

O câmbio é parte fundamental do conjunto mecânico de um carro. Ele funciona como um multiplicador de força do motor. É a partir da transmissão que as rodas do veículo se movem, com a distribuição de potência e torque de acordo com a necessidade. Com isso, o desgaste torna-se algo natural, o que exige mais cuidados.

A manutenção preventiva da transmissão é sempre a opção mais econômica. Muitas vezes a simples troca do fluido de embreagem pode ajudar a evitar problemas mais sérios. E o próprio carro costuma dar indícios de que está na hora de procurar uma oficina. Para não ter prejuízos maiores, é bom ficar atento aos sinais do desgaste da transmissão.

1) As marchas não encaixam

As transmissões são projetadas para entrar corretamente cada vez que uma alteração é feita. Mas você está em ponto morto, ou mesmo em movimento, aciona o pedal da esquerda, move a alavanca, mas o encaixe não acontece. Esse é um problema comum em transmissões manuais. Normalmente, o problema é o nível baixo do fluido de embreagem, ou a viscosidade do líquido. No entanto, é possível que esteja acontecendo algo mais grave, como danos na embreagem ou em outros componentes importantes do conjunto.

2) Cheiro de queimado

O cheiro de óleo queimado, principalmente após se mover em marcha lenta, pode ser um sinal de superaquecimento da transmissão. O problema também está relacionado ao baixo nível do fluido ou ao excesso de resíduos. Alguns veículos contam com um radiador para a caixa de marchas, que esfria o óleo e ajuda a transportar o calor para longe da unidade de transmissão.

3) Ruídos em ponto morto

O problema é raro e, mas é outro que tem a ver com o fluido da embreagem. O líquido pode estar em baixo nível ou sem a viscosidade necessária para evitar o atrito entre as partes. No entanto, o problema pode ser mecânico. Nesse caso, o custo será maior, já que certamente exigirá a substituição de alguns componentes.

4) A alavanca desencaixa

O carro se move na terceira marcha e a alavanca desencaixa, retornando para o ponto morto. Se isso ocorrer, o carro poderá enguiçar a qualquer momento. Procure imediatamente uma oficina.

5) Engates com atrito

A marcha não encaixa e emite um ruído forte, como se o motorista tentasse fazer a troca sem acionar a embreagem. O problema pode estar nos cabos que fazem a ligação entre o pedal e o disco de embreagem.

6) Vazamentos

Uma das formas de identificar problemas nos veículos é ficar atento aos vazamentos de óleo. Portanto, se houver manchas na sua garagem, procure o mecânico. Pode ser o óleo do motor (o que merece atenção igual), mas poderá também ser o fluido da transmissão. O composto é utilizado tanto em transmissões manuais quanto automáticas, para as quais é de importância vital.

7) Indicador no painel

O ícone exibido no painel para indicar problemas no motor também acende quando há irregularidades na transmissão. Somente um especialista poderá detectar o defeito.

8) Tremedeira

Se o carro começa a vibrar quando você troca de marcha, as chances de sua transmissão estar com problemas são grandes.

 

 

fonte: extra.globo.com

Falar No WhatsApp
Enviar WhatsApp!
Olá, se deseja fazer cotação de peças para o seu veículo FIAT, clique abaixo em "Falar no WhatsApp" e nos envie uma mensagem.