Cada veículo apresenta uma medida ideal de pneu de acordo com sua característica de dirigibilidade.
Nas laterais dos pneus é bem comum encontrar os números 175, 185 e 195. O que muita gente não sabe é que eles indicam as medidas de largura em milímetros.
O importante a destacar é que conforme muda a estrutura do pneu, algumas características de dirigibilidade são alteradas.
A tendência é que quanto mais largo o pneu for, mais duro será, e a partir disso maior estabilidade será proporcionada. Devido a essa relação, as montadoras escolhem os pneus com base na relação conforto e estabilidade.
Medida ideal
A medida certa para os pneus terá relação direta com as características técnicas do automóvel. Assim, um carro mais pesado precisará de pneus mais largos. Outras questões que justificam esse tipo de escolha são o aumento da potência e o torque, pois assim a força transmitida ao solo não perderá a tração.
A partir disso, carros de tração traseira ou integral podem usar medidas mais estreitas do que os de tração dianteira e mesma potência. É importante lembrar que um pneu com medidas exageradas traz mais desvantagens ao consumidor do que benefícios, mesmo que apresente um visual bacana.
Troca
Na hora de trocar os pneus, preste atenção nas medidas. Algumas montadoras recomendam mais de uma para o mesmo carro, mas para ter certeza consulte o manual do proprietário ou procure um especialista.
Com informações do portal Terra.