Fundada em 11 de Julho de 1899 por Giovanni Agnelli e um grupo de empresários, a Fabbrica Italiana Automobili Torino (FIAT) tinha como objetivo principal de responder ao avanço das montadoras francesas na Itália.

A iniciativa foi um sucesso e, em 1910, a FIAT já era a maior montadora de carros da Itália. Entretanto, sua história no Brasil só começou em 1973, quando um acordo generoso com o governo de Minas Gerais determinou a instalação de sua primeira fábrica na região metropolitana de Belo Horizonte, em Betim.

Há 40 anos no mercado nacional, a FIAT é a segunda maior montadora do Brasil. Conheça sua história no país.

Inaugurada a fábrica em 1976, o primeiro modelo produzido foi o Fiat 147.

Para disputar mercado com o VW Fusca, a FIAT no Brasil buscava um modelo urbano,  familiar e robusto, capaz sobreviver os desafios comumente encontrados nas estradas brasileiras.

Adotando o 127 como ponto de partida o time responsável pelo projeto 147 teve longo trabalho, modificando completamente a suspensão do modelo, a vedação e proteção dos componentes do motor, alterando os pneus para perfis mais largos entre outras transformações.

Entre as principais características, o porta-malas sem estepe, este que ficava no compartimento do motor. Aliás, a adaptação fora possível com a adoção do motor transversal na dianteira, uma novidade no mercado nacional.

O projeto foi um sucesso de vendas, já que em relação ao concorrente direto o modelo da Fiat se mostrava mais espaçoso, econômico e moderno.

O sucesso do 147 fez com que a montadora elaborasse a versão picape, batizada de City, e a versão a álcool combustível, primeira do país, lançada em 1979.

Entre o lançamento do 147 e o próximo, e talvez maior, sucesso da Fiat no país, o Uno, surgiram a perua Panorama e o Fiorino.

Após 8 anos de vendas do 147, a Fiat lança, em em agosto de 1984, o Uno nacional. Mantendo semelhanças com o modelo italiano e utilizando o estepe no cofre do motor, à cópia do 147, o Uno se fixava como carro nacional econômico de melhor qualidade que o Gurgel, seu concorrente no período.

Em 1990 o modelo já era consolidado no mercado interno, responsável pelo crescimento da marca no país. A versão Mille se tornaria o grande sucesso da FIAT, um carro verdadeiramente popular.

Outros sucessos da montadora incluem Tempra, Tipo,  Palio, Stilo e 500.

Em 2014 uma importante mudança para a montadora: incorporação da americana Chrysler , formando o conglomerado industrial FCA (Fiat Chrysler Automobiles).

Atualmente, a fábrica de Betim é a maior instalação da FCA no mundo, com capacidade produtiva de 800 mil veículos por ano.

Fábrica da FIAT no Brasil

1 unidade de produção de automóveis:

  • Betim (MG): com capacidade produtiva de 800 mil unidades por ano, a fábrica de Betim é a maior fábrica da FCA no mundo.

Lista de modelos

Hatches:

  • Mobi
  • Uno
  • Palio
  • Punto
  • 500

Sedã:

  • Grand Siena

Minivan

  • Dobló

SW

  • Palio Weekend

Picapes:

  • Strada
  • Toro

Rede de concessionárias FIAT

Total – 772

  • Norte: 39
  • Nordeste: 133
  • Sudeste: 353
  • Sul: 168
  • Centro-Oeste: 79

Dados: ANFAVEA (Anuário 2016).

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Mini Galeria:

fiat 147

fiat tipo

fiat city

fiat stilo

palio fiat

fiat toro

Fiat 500 verde