O ano de 2020 está sendo difícil para todos os mercados em decorrência da pandemia e o mercado automobilístico não ficou de fora. Alguns lançamentos foram adiados e a crise está atingindo diretamente as grandes marcas. Ainda assim, a Fiat realizou seus anúncios de marcas e modelos, apresentando suas novas tecnologias.
Ao que tudo indica a Fiat está investindo em novas versões de picapes e modelos compactos como o Fiat 500, o Fiat cronos e também em uma geração de Fiat Argo. As novidades divulgadas pela Fiat incluem versões 100% elétricas de modelos já lançados e nova geração de strada com maior capacidade volumétrica e maior comodidade na cabine simples e dupla, garantindo mais espaço e conforto. Algumas das novidades mais comentadas para o ano de 2020 e 2021 são:
Fiat 500 elétrico
Um dos lançamentos prometidos pela Fiat para este ano é o modelo Fiat 500 que chegará à sua terceira geração em uma versão 100% elétrica. A nova geração se chamará Cinquecento e deixará de lado os motores a combustão pela primeira vez na história, dando mais um passo em direção ao futuro se tornando totalmente elétrico. Apesar de recém ter sido lançado a nível mundial, a Fiat confirmou a sua chegada no Brasil ainda para este ano e o preço deverá ser menor que seus outros concorrentes elétricos.
Nova geração Fiat Strada
A nova geração da Fiat Strada 2021 traz mais conteúdo e equipamentos, porém não abrirá mão dos motores já conhecidos descartando a possibilidade de uma versão e abrindo mão de propulsores turbinados que a FCA já tem. Ao que tudo indica, a capacidade de carga da nova Strada de cabine simples passará para 770 kg e 1354 litros em capacidade volumétrica e sem alteração na cabine dupla, mantendo a capacidade de 650 kg, mas a volumétrica sobe de 680 para 884 litros. Esta geração mudou depois de mais de 20 anos, alterando design, mas mantendo toda sua capacidade tecnológica de atingir e atrair o grande público.
Nova geração de Sendans
A nova geração de sedan conta o novo Fiat cronos 2020. O design dá um ar mais esportivo e o espaço garante mais conforto, além da tecnologia utilizada oferecer maior praticidade. A nova linha de sedans conta também com faróis em led design e acionamento automático para garantir mais segurança ao utilitário.
SUVs
Outra novidade anunciada pela fiat para 2021 são os novos SUVS que deverão estrear com câmbio automático. Em modelos com o motor menos, o Asin será aplicado com um câmbio de seis marchas, enquanto os propulsores mais potentes chegarão com o automático ZF de nove marchas . Assim o cambio manual não será oferecido para nenhum dos modelos de SUVs. Um dos modelos que já foi anunciado para o primeiro semestre de 2021 é a versão SUV do Fiat agro, construída sobre a mesma plataforma do hatch chamada MP.
TECNOLOGIA EM ALTA PELA FIAT
A Fiat produz seus veículos há 43 anos no Brasil e as tecnologias recorrentes da inovação do mercado sempre estiveram em alta pela marca. As transformações digitais da Fiat agregam os valores necessários para inovar dentro da sua própria marca. Para isto, estima-se que até 2024 seja investido um capital de R$ 8,5 bilhões.
O grande foco para este ano e para o ano que vem, apesar da crise derivada da pandemia do novo coronavírus, será na sustentabilidade dos novos modelos apresentados nos lançamentos. Para tanto, as melhorias na composição e produção do etanol são duas fontes de trabalho da marca para este ano e para os próximos, apostando na importância que o etanol tem na flexibilidade da produção e funcionamento dos veículos.
PROCESSOS DE PRODUÇÃO
Os grandes centros de distribuição e produção dos veículos da Fiat vêm se adaptando às novas tecnologias e controles digitais. Esta integração tem papel fundamental no desenvolvimento dos lançamentos para 2020 e 2021, pois as técnicas aplicadas tem sido com fundamento na era digital.
Estas modernizações ocorreram com um impulso da World Class Center no primeiro semestre de 2019. A WCC é um laboratório com intuito de inovar as formas de produção e foram instaladas nos centros produtivos da Fiat.
Outra modernização muito importante para apresentar os novos modelos foi a Industrial Innovation Center (IIC), responsável pelos testes de segurança, por exemplo. Seu papel atinge diretamente a tecnologia dos automóveis Fiat, aprovando os novos conceitos a serem aplicados no mercado.
Todos estes procedimento englobam um grande capital e a Fiat nunca deixou, ao longo de toda sua existência, de influenciar outras marcas diretamente com o uso das suas tecnologias e inovações dentro do mercado. Isso fica bem claro nos lançamentos deste ano, onde modelos que não tiveram alterações muito relevantes tornaram-se praticamente um novo conceito de veículo restaurado, apresentando características próprias e muito incisivas dentro do seu desenvolvimento.
Confira também outros artigos em nosso blog AUTO-R CAPUTO