Ao longo dos últimos 8 anos, o logo da FIAT mudou 3 vezes e não foram simples redesenhos pois se tratam de 3 símbolos totalmente diferentes e com características próprias.

A FIAT, antiga Fabbrica Italiana Automobili Torino, foi fundada em 1899 por um grupo de investidores.
Os primeiros símbolos da empresa, assim como a maioria dos símbolos da época eram cheios de detalhes e funcionavam mais como brasões.

Reparem que a letra “A” peculiar dos primeiros símbolos permanece praticamente intacta até hoje.

Em 1925 a FIAT estreou seu logo circular com a cor vermelha, os adornos na moldura foram utilizados para celebrar a participação vitoriosa da FIAT nas primeiras corridas automobilísticas.

Em 1931 o logo ficou retangular e após 1 ano ele ganhou o formato de escudo para se adaptar melhor as frentes dos novos modelos.


Esse símbolo permaneceu intacto por 36 anos, até o surgimento do famoso logo com 4 divisões no fundo azul. Esse símbolo começou a ser usado em 1968 e seu design foi idéia do diretor de design Mario Maioli, que estava passando pela fábrica de Mirafiori em uma noite de 1982 durante um blackout de energia. Ele observou o outline de uma placa em neon sobre o céu escuro, já imaginou isso na frente dos carros e foi inspirado para desenhar o novo logo.

Para comemorar os 100 anos de história, a FIAT fez seu logo de 1999 com as características do logo de 1925, mas substituindo o vermelho por azul.

O logo atual foi lançado em 2006, inspirado no logo da década de 60, o vermelho voltou, com mais sombras e curvas sinuosas.
Foi usado pela primeira vez no Bravo na Europa. No Brasil, sua estréia se deu através do Punto e logo após no Siena, a tendência é que o logo seja incorporado devagar até que todos os carros tenham o novo símbolo.

fontes: http://www.fiat.com