1) Evite estacionar ao sol
Às vezes é bem difícil encontrar uma vaga para estacionar, e os espaços na sombra são ainda mais raros, principalmente nas grandes cidades.
Mas vale a pena gastar alguns minutos a mais procurando, ou simplesmente deixar o carro em um estacionamento coberto.
Os danos na pintura, nas borrachas e no interior do veículo não compensam a economia.
Já viu essas manchas por aí? Isso é o que acontece com carros que passam por longos períodos estacionados ao sol.
Se não for possível, ao menos use uma proteção no para-brisa, para reduzir a incidência de raios solares e o calor dentro do carro.
2) Se ligue no ar
Quando abrir o carro, deixe as janelas abertas para que o ar circule lá dentro. Dirija por dois quarteirões assim para renovar o ar, e só depois ligue o ar condicionado.
Desligue o ar dois minutos antes de chegar ao seu destino. Assim, você economiza um pouco de combustível e evita o choque térmico ao sair do carro.
3) Lave o carro na sombra
Um erro muito comum é lavar o carro ao sol, em dias quentes. A lataria esquenta demais, evaporando rapidamente a água usada na limpeza, o que pode inclusive causar manchas permanentes na pintura.
4) Arrefecimento é fundamental para o seu carro no verão
Mantenha o sistema de arrefecimento do seu carro sempre em dia, principalmente no calor!
Fique de olho no nível do fluído de resfriamento do seu carro. Em caso de motor fervendo, pare imediatamente e acione o seu seguro, pois continuar rodando pode significar um imenso prejuízo mais à frente.
5) Acerte a calibragem
O ar tende a se expandir quando é aquecido. Isso significa que a temperatura pode estar mascarando a calibragem exata dos pneus do seu carro. Prefira calibrar os pneus logo pela manhã, sem ter rodado muito, para garantir a pressão ideal.
Siga essas dicas e fuja de problemas (e prejuízos) causados pelo calor excessivo. Agora você pode pegar o carro no verão e ir para a praia ou para o clube sem problemas.
Confira também outros artigos em nosso site AUTO-R CAPUTO