1- Quando for viajar, informe-se sobre os locais mais seguros na cidade de destino e, principalmente, os pontos de parada durante o percurso. Não exponha sua família nem seu carro ao deixar seu veículo estacionado em qualquer lugar.
2- No seu dia a dia, em casa, casa de parentes, local de trabalho ou mesmo no seu local de férias, não estabeleça uma rotina de estacionar sempre no mesmo local e horários, pois você pode estar sendo vigiado por ladrões ou olheiros.
3- Não deixe o seu carro aberto, com as chaves no contato, com crianças, senhoras ou idosos dentro, para ir num “instantinho” na padaria, jornaleiro, farmácia.
4- Na falta de estacionamentos regularizados, procure deixar o veículo apenas em lugares iluminados e com grande circulação de pessoas. Lugares arborizados também não são convenientes pois dificultam a localização e a sua visibilidade.
5- Nem dirigindo, muito menos estacionado, deixe visíveis bolsas, mochilas, sacolas de compras, computadores, celulares. Tudo que puder tranque no porta-malas.
6- Dirija sempre com vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação ou ar-condicionado, e atenção redobrada ao parar em semáforos.
7- Quando retornar ao carro, verifique a proximidade de pessoas em atitude suspeita,
aguarde um pouco em um lugar seguro, antes de tentar pegar o veículo.
8- Em sua residência coloque sempre o veículo na garagem, nem que seja por pouco tempo.
9- Só o alarme não é mais suficiente para proteger seu carro ou sua moto. Instale dispositivo antifurto no veículo, bloqueadores ou, preferencialmente, rastreadores GPS.
10- A mais importante dica de todas, converse sempre com Deus e peça a proteção para sua vida e de toda sua família antes de entrar em seu carro, e não esqueça de agradecer quando estiver na segurança de seu lar. Este é o melhor seguro.