A qualidade do combustível que você abastece no seu carro é de grande importância e afeta diretamente não só o rendimento na estrada, mas o motor, as peças e todo o seu sistema mecânico e elétrico. Você já abasteceu o veículo em algum lugar e em poucas horas observou o nível da gasolina ou do álcool acabar rapidamente? Percebeu dificuldades em dar partida? Esses são só alguns dos fatores que podem acontecer caso o seu carro já tenha sido abastecido com combustível adulterado.
Como saber se o combustível é de qualidade? Alguns sinais podem identificar se você abasteceu e teve esse problema, confira:
- Perda de potência
- Falha ao dar partida
- Aumento no consumo
Alguns sinais também ajudam a ter mais critério e perceber essa fraude, são eles:
Bombas não lacradas: As bombas de gasolina e etanol devem estar sempre lacradas e com informações exigidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Observe isso nas bombas.
Etanol não transparente e cheiros suspeitos: Nas bombas de etanol, deve-se verificar o termodensímetro na lateral, que indica a qualidade do produto. Ele deve ser transparente, sem coloração e impurezas.
O certo é que a linha vermelha que marca a densidade do produto esteja abaixo ou, no máximo, no mesmo nível do combustível. Outra característica suspeita são os cheiros de solventes como o querosene saindo do escapamento do veículo. Caso perceba esse odor, leve ao mecânico para verificar.
Sabia que você pode pedir um teste imediato no posto de gasolina?
Muitas pessoas desconhecem a informação que em caso de suspeita de combustível adulterado o consumidor tem direito de pedir ao frentista que realize o teste na mesma hora para verificação. Ele indica a quantidade de etanol anidro na gasolina. Segundo as regras da ANP deve ser de 27% para as gasolinas comum e aditivada e de 25% para as gasolinas premium.
Caso você solicite o teste e o posto se recuse a fazer, você deve registrar uma denúncia ao Procon ou no próprio órgão ANP.
É muito comum que diversos motoristas passem por esses problemas e não desconfiem que se trata de combustível adulterado! Agora que você já sabe dessas informações, compartilhe com algum colega.
Aproveite e siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Auto-R.