Por Lisley Alvarenga, jornalista

Os buracos são um dos grandes violões dos veículos. Espalhadas por vias e rodovias de todo o país, essas depressões, além dos riscos de acidentes, podem ocasionar diversos problemas no carro, como alterações no balanceamento e alinhamento ou bolhas nos pneus.

Pensando nisso, elencamos, com a ajuda da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), dicas práticas para você evitar problemas no seu veículo, caso passe sobre vias esburacadas. Confira!

Previna-se

Quando você estiver dirigindo na chuva, reduza a velocidade e fique mais atento na condução do veículo, tentando desviar de poças. Mas caso você não consiga se desviar, nunca freie o carro de forma abrupta. A dica, nesses casos, é desengatar a marcha ou, ao menos, pisar na embreagem. Ao tomar essa atitude, você vai evitar danos no câmbio do veículo.

Fique de olho

Se você passar por um buraco, é essencial ter atenção aos primeiros sintomas de problemas no carro. Quando os pneus sofrem impactos fortes, além de cortes e furos, podem desenvolver bolhas formadas por desagregação de seus componentes internos. Essas bolhas podem causar vazamento de ar e ruptura interna dos pneus. Para não haver o risco dessas bolhas estourarem, você deve efetuar a troca do pneu. Também fique de olho nas rodas. Se amassaram muito, é preciso trocá-las.

Alinhamento e balanceamento

Outro problema gerado ao passar por um buraco é o desalinhamento da suspensão, o que faz com que os pneus se desgastem cedo demais. O veículo pode ficar instável e inseguro. Geralmente, um dos sintomas de que as rodas estão desalinhadas é que elas tentem a puxar para um dos lados, mesmo o volante estando reto.

Já o desbalanceamento das rodas causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu.

Por isso, sempre que o carro sofrer impactos na suspensão, faça o seu alinhamento e balanceamento.

Cambagem

O papel da cambagem é distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem, evitando o desgaste irregular, a diminuição da vida útil do pneu e alterações indesejáveis na direção. Assim, quando levam pancadas fortes, os ângulos das rodas também sofrem alterações. Por isso, caso o carro sofra um grande impacto em um buraco, é indicada a correção da cambagem.

Vazamento

Ao passar regularmente por buracos, os amortecedores tendem a vazar fluido e sua vida útil diminui. Se isso acontecer, você deve trocá-los.

Barulhos e pancadas

Outro dano provocado por vias esburacadas é nas buchas e nos coxins de sustentação. Com o impacto severo nos buracos, elas podem deixar de funcionar com eficácia, ocasionado barulho e pancadas secas ao conduzir o veículo.