Você sabe quando seu carro precisa de alinhamento e balanceamento? Para tirar essa dúvida, separamos algumas dicas simples para te ajudar a manter o funcionamento adequado do seu automóvel.
Diferença entre alinhamento e balanceamento
Para saber quando fazer o alinhamento e balanceamento, você deve estar atento aos sinais que seu carro dá. Para evitar problemas e saber quando levar seu carro para a oficina, entenda as diferenças entre os dois termos.
Alinhamento
Alinhamento é o ajuste da posição das rodas na suspensão que acontece naturalmente quando a roda se “curva” para dentro ou para fora, dificultando assim a direção. Uma dica para saber se o carro está desalinhado é observar onde estão os maiores desgastes no pneu e conferir se eles cantam nas curvas.
Balanceamento
O balanceamento restaura o equilíbrio entre as rodas e os pneus, evitando desgastes desnecessários e preservando o pneu por mais tempo. Para ajudar no balanceamento, a dica é fazer a calibragem toda semana, pois manter a altura igual nos pneus proporciona maior sustentação.
Alinhamento e balanceamento: fique atento aos sinais
Alinhamento
Se você perceber que o veículo está puxando para a direita ou para a esquerda quando solta o volante por um curto período de tempo, é um sinal de que o carro precisa de alinhamento.
Além disso, fique atento aos sinais de que seu carro está fora de alinhamento:
Desgaste irregular ou rápido dos pneus;
Puxando ou afastando-se de uma linha reta;
Sair de uma linha reta em uma estrada plana;
Raios do volante para um lado, enquanto dirigindo em uma estrada reta e plana.
Balanceamento
Se observar que o volante está vibrando, tremendo um pouco ou se o carro apresentar certos barulhos ao atingir algumas velocidades, o balanceamento deve ser executado.
Confira os outros sinais de que seu carro precisa de balanceamento:
Vibração no volante em determinadas velocidades;
Vibração no banco ou piso em determinadas velocidades;
Padrão de desgaste recortado ou em concha sobre os pneus;
Desgaste irregular por causa do mau alinhamento da roda.
Afinal, quando fazer?
Caso seu carro não apresente nenhum dos sinais que apresentamos, siga a orientação do Manual do Proprietário. Geralmente, a recomendação é fazer a verificação de alinhamento e balanceamento a cada 10 ou 15 mil quilômetros.
Para prevenir danos e a má dirigibilidade do veículo, faça o alinhamento e balanceamento de seu carro! Tenha sempre um mecânico de confiança.
Mecânicos parceiros Auto-R Caputo acesse: http://autorcaputobetim.com.br/mecanicos_parceiros