A maioria dos veículos fabricados atualmente é motor flex, ou seja, o motor de tecnologia biocombustível, fabricado para abastecer com etanol e com gasolina. Muitas pessoas falam que o ideal é sempre misturar os dois. Portanto, existem diversos mitos e verdades sobre essa funcionalidade do motor flex e talvez a maior dúvida sobre este assunto seja: abastecer o carro somente com álcool causa danos ao motor?

Para esclarecer esse questionamento, leia o blog até o final e fique por dentro de dicas e esclarecimentos que a Auto-R preparou para você!

Etanol prejudica o motor?

A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças. A produção do motor flex tem um sistema de escapamento com um componente chamado sonda lambda que reconhece qual é o combustível utilizado e informa a central eletrônica do modelo, que ajusta o motor para que ele desenvolva o melhor desempenho para o combustível ou a mistura presente no tanque.

A melhor opção é abastecer sempre misturando o etanol com a gasolina?

Isso vai variar com a escolha de cada motorista. Se você prefere ter mais autonomia ao dirigir, recomenda-se abastecer com gasolina, devido o consumo do derivado do petróleo ser menor. Se você é do tipo de motorista que faz questão do desempenho, então sua preferência será o etanol. Levando em consideração a poluição, o etanol emite uma quantidade menor de gases nocivos, tendo menor impacto ambiental pelo fato de ser solúvel em água. Abastecer misturando os dois combustíveis também é uma boa opção, se tratando do motor flex.

Abastecer somente com etanol pode causar dificuldades ao dar partida?

Se você abastecer com etanol em períodos de temperaturas mais frias e não tem nenhuma quantidade de gasolina no tanque, a resposta é sim: o carro pode demorar mais para dar a partida.

Uma dica: faça testes no seu veículo e calcule o consumo de ambos os combustíveis observando também o desempenho do carro em cada um deles. Teste usando apenas a gasolina, depois somente o etanol e os dois misturados. Faça essa experiência calculando o rendimento de cada um e assim saberá na prática como é no seu veículo.

O importante também é manter as manutenções em dia! Fique de olho em quais postos você anda abastecendo, se são de boa procedência para não cair no golpe do combustível adulterado, prejudicando o motor e peças em geral do seu veículo.

Gostou de saber dessas dicas? Compartilhe conosco se tem alguma experiência que já viveu neste assunto!

 

LEIA TAMBÉM:

5 dicas de como aumentar a vida útil do pneu

Como saber se o combustível é de qualidade