Um dos elementos essenciais de segurança em um veículo é o fluido de freio. Neste texto você vai entender a importância desse item e a necessidade da manutenção periódica.
O que faz o fluido de freio?
Responsável pela transmissão da pressão gerada no cilindro mestre para as rodas, o fluido de freio empurra as pastilhas contra os discos sempre que o pedal de freio é acionado.
Já deu para perceber a importância desse equipamento, e não para por aí! Ele também lubrifica e impede a corrosão das peças de todo o sistema, absorvendo a umidade do ambiente. Essa função previne a formação de bolhas, que podem comprometer o desempenho e a eficiência dos freios.
Quando o fluido deve ser trocado?
Cada carro tem o seu tempo de troca específico. É recomendando a troca preventiva a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados.
Fique atento quanto as especificações na hora da troca. Essa classificação é chamada de DOT 3, DOT 4 OU DOT 5. A cor do fluido também pode variar conforme o fabricante. O ideal é que o motorista procure um especialista de confiança e utilize um produto recomendado e de qualidade.
O que mais preciso saber sobre esse item?
Alguns sinais podem indicar problemas no fluido de freio, como a luz acesa no painel, podendo ser a mesma luz do freio de estacionamento.
É fundamental que você confira se o fluido está no nível correto. Caso perceba algum vazamento, é indicado que procure a origem antes de completar o líquido.
Para finalizar, ao observar que está tendo dificuldades na hora de frear, fique em alerta! Analise se o pedal está perdendo forças no momento do freio.
Agora que você já aprendeu sobre a importância desse item de segurança, não deixe de fazer a checagem periodicamente!