Os veículos são oferecidos de acordo com tamanho do motor e sua potência. Quanto maior o motor, mais caro fica o valor do automóvel.
Os números em questão representam a quantidade de cilindradas que o motor possui. Assim, quanto mais alto for o número, maior será a potência do veículo. Ou seja, 1.0, 1,6, entre outros, são abreviações que dizem respeito ao volume do motor.
Veja a seguir uma breve explicação para cada tipo de motor:
– Motor 1.0: o carro com a menor potência tem a vantagem de consumir menos combustível. Quem opta por um carro de 1000 cilindradas, abre mão da potência para gastar menos combustível. Esse tipo de motor é indicado para quem usa o veículo em perímetro urbano.
– Motor 1.4: carros com motores 1.4 são indicados para quem deseja economia aliada com desempenho. Ele permite o uso do ar-condicionado sem comprometer a utilização do combustível, coisa que não acontece com o motor 1.0. Além disso, com esse tipo de motor o motorista não precisa esticar a marcha para aproveitar o torque.
– Motor 1.6: com 1600 cilindradas de potência, o carro com motor 1.6 oferece agilidade nas ultrapassagens, melhor arranque e menos trocas de marchas.
– Motor 1.8: esse tipo de motor é indicado para quem realiza viagens de média e longa distância. Ele equipa carros de médio porte e modelos esportivos. Não sendo ideal para uso em perímetro urbano.
– Motor 2.0: esse tipo de motor faz com que alguns motoristas torcem o nariz quando escuta que o carro é 2.0, afinal de contas, ninguém deseja tornar-se “sócio-consumidor-assíduo” do posto de combustível… kkk. A vantagem do 2.0 é a sua potência. Para esse tipo de motor não existe ultrapassagem difícil, mesmo em ladeira! É o famoso carro do “se cutucar, acha”!! Para quem gosta de dirigir rápido e aprecia a performance do veículo, esse é o motor indicado.
Todo tipo de motor tem as suas vantagens e suas desvantagens, não é mesmo! O motor mais potente encarece o carro e sua manutenção, enquanto que um motor 1.0 é mais barato e econômico. Tudo vai depender do que você vai precisar de um carro e do quanto seu bolso disponibiliza. Agora é com você, pode escolher!