Auto-R Caputo Betim

O primeiro mês do ano é sinônimo de férias para muita gente e, se esse é o seu caso, provavelmente o destino escolhido deve ser uma praia ou uma bela paisagem no campo. Então, confira o nosso guia de sobrevivência automotiva, com verdades e mentiras sobre danos e cuidados especiais listados abaixo:

A maresia da praia pode acabar com o estabilizador e com a suspensão do carro

VERDADE – “A maresia acaba oxidando esses equipamentos e comprometendo o seu funcionamento. Ela pode também atuar nos conectores da parte elétrica, mas isso se for uma viagem longa”, explica o especialista. O recomendado é, de volta do passeio, realizar uma lavagem profissional para evitar a ferrugem. Com relação aos conectores, o condutor pode aplicar um produto chamado “limpa contato”, que costuma ser vendido em lojas de autopeças. Outra dica é guardar o carro em local protegido do vento, se possível.

Para evitar a ferrugem da maresia é preciso besuntar o carter com óleo

MITO – Não se deve jogar óleo, apenas fazer uma lavagem completa em uma oficina, recomenda o professor Silva. “Encobrir as peças de óleo pode danificar outros componentes. No movimento, o produto pode grudar nas borrachas de suspensão”, alerta.


Carro a álcool não funciona bem no litoral

MENTIRA – Não há nenhuma restrição para os carros a álcool circularem no litoral, garante o professor de mecânica automotiva. Pelo contrário, em climas mais frios é que pode haver, eventualmente, alguma dificuldade nas partidas – mas, mesmo assim, veículos flex costumam ter reservatórios de partida a frio ou, no caso dos modelos mais novos, um sistema de pré-aquecimento dos bicos injetores.

Acúmulo de areia pode comprometer os amortecedores

VERDADE – A areia pode romper as estruturas das peças e, inclusive, comprometer outras partes do carro como o motor. Por isso, é importante evitar esse tipo de piso se você não tem um modelo de carro adequado para a aventura, como os off-road.

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Sol e calor podem comprometer a pintura

VERDADE – Não somente a parte estética. O sol e o calor excessivo podem causar superaquecimento e comprometer também o próprio funcionamento do veículo, sobretudo se ele estiver com a manutenção atrasada. Nesse ponto, o especialista alerta para a importância de manter o nível de água do radiador sempre completo. “Não só manter o líquido, mas é preciso usar o líquido correto. Há fluidos específicos no mercado para radiadores, que evitam corrosão e superaquecimento. Então, não vale usar água da torneira.” Já com relação à pintura, o melhor mesmo é evitar expor o carro demais ao sol.

Deixar o vidro aberto durante a viagem ajuda a economizar combustível

EM TERMOS – Depende da condição. Na cidade, é possível ter uma pequena redução de consumo em velocidades baixas. Mas, em estradas, a partir de 70 Km/h, há perda de aerodinâmica pelo aumento do atrito. Em consequência, o consumo de combustível cresce. Contudo, essa relação entre os vidros abertos e o consumo vai depender do modelo do carro.

O certo é trocar filtro de ar a cada troca de óleo

MITO – A troca só deve ser feita a partir da quilometragem estabelecida pelo fabricante. Não só do filtro de ar, mas de todos os filtros do carro. Também é importante limpá-los sempre que possível.


Devo calibrar o pneu até o valor informado na própria peça

MITO – O correto é aplicar a pressão informada no manual do proprietário ou descrita na porta do veículo. O valor escrito no pneu é, na verdade, a pressão máxima que o material suporta.

 

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