Auto-R Caputo Betim

Foi-se o tempo em que os carros eram uma paixão exclusiva dos homens. Hoje, na era do empoderamento feminino, as mulheres querem, sim, entender mais sobre os possantes e literalmente colocar a mão na massa. Por isso, conhecer mais sobre o funcionamento e a mecânica dos veículos é pauta de interesse também para elas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas, especialmente para as mulheres, de como cuidar de alguns itens e peças importantes para o bom funcionamento do automóvel. Confira no texto abaixo!

Discos de freio

Discos de freio

 

Muitos profissionais de má-fé, aproveitam a inexperiência de motoristas para dar golpes na hora de fazer a manutenção no sistema de freios que, em média, deve ser trocado a cada duas trocas de pastilhas (mas isso também depende, é claro, de como você utiliza os freios do carro). Um dos golpes mais usados é medir a qualidade do freio com um paquímetro de plástico.

Ao levar o veículo para a oficina para fazer a troca das pastilhas de freio, é preciso avaliar todo o sistema do caro e, um dos itens a ser verificado, é o disco de freio. As pastilhas trabalham dos dois lados do disco, parando o carro por atrito. Se o disco possui uma espécie de degrau, indica que ele pode estar desgastado. Entretanto, não significa necessariamente que está na hora de trocar a peça. O importante é verificar se a espessura do disco confere com as medidas toleradas pelo manual do fabricante. Para isso, o mecânico deve utilizar o micrômetro. Ele mede a parte interna do disco, que é onde as pastilhas funcionam.

Portanto, o paquímetro mediria somente uma área onde as pastilhas não trabalham. Dessa forma, teoricamente, o disco de freio não precisariam ser trocados nunca. Por isso, é importante inspecionar e avaliar as peças em cada revisão. Na dúvida sobre a necessidade da troca, vá até outro mecânico para ter uma segunda opção.

Troca de óleo

Troca de óleo

Para realizar a troca do óleo, o mecânico deve abrir o capo do carro, puxar um pouco a vareta de medição, para entrar ar no reservatório, e elevar o veículo com um equipamento específico para esgotar o óleo do motor. Pelo bujão do óleo, é retirado o líquido velho e recolhido em um equipamento específico. O próximo passo e voltar o bujão para o lugar. Se ele tem uma ruela de vedação, ela precisa ser substituída nesta hora. Não é necessário apertar muito o parafuso, mas é preciso esmagar levemente a ruela de vedação.

Depois disso, é preciso trocar o filtro do óleo para não contaminar óleo novo. Depois do filtro ser solto, é preciso conferir se o anel de vedação está junto com a peça e se ficou bem preso no bloco. Na hora de instalar o filtro de vedação, o mecânico passa um pouco de óleo no anel de vedação e rosqueia ele no lugar. O aperto é feito na mão mesmo, depois que ele encosta no bloco.

Toda oficina deve ter uma tabela para conferir o tipo certo e a quantidade de óleo para cada marca de automóvel, conforme determina o manual. Depois de verificado tudo isso, é hora de separar o óleo correto e reabastecer o sistema.

Filtro de ar-condicionado

Filtro de ar-condicionado

A manutenção do sistema de ar-condicionado, principalmente, o filtro de cabine, também é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo.

Na hora de comprar um novo, é preciso conferir se seu carro está na lista de aplicação. Dependendo do carro que você tem, o filtro pode ficar em um lugar muito fácil de trocar ou em um local de difícil acesso. Quando ele fica instalado na parte de baixo do porta-luvas, por exemplo, a troca é bem fácil de se fazer. Basta soltar o parafuso e a tampa e puxar o filtro velho (prestando atenção na posição em que ele fica). Depois, é preciso colocar o filtro novo no suporte, na mesma posição em que o antigo, e, depois, instalá-lo no carro na mesma posição, recolocando posteriormente a tampa e o parafuso.

Bateria

Bateria

A bateria fornece energia para todos os sistemas elétricos e eletrônicos do carro enquanto ele está desligado. Depois que o veículo está funcionando, é o alternador que assume essa função.

Atualmente, como os carros estão cada vez mais equipados, é preciso ter mais atenção a vida útil da bateria que é de, em média, dois anos e meio. Por isso, é prestar atenção se alguns itens do carro foram desligados, como faróis e rádio, quando o veículo não estiver funcionando, são muito importantes.

Os rastreadores também são um ponto importante a ser observado. Como eles precisam ficar ligado o tempo todo, se eles não estiverem bem instalados, podem acabar com a bateria rapidamente. Também é preciso ter cuidado com a instalação de acessórios, que consomem uma carga adicional da bateria, quando o carro estiver desligado, o que vai diminuir ainda mais o tempo de vida dela.

Veículo parado também prejudica a bateria. Isso porque existe uma série de componentes no carro, que precisam ficar funcionando mesmo com ele desligado, como o sistema de alarme, por exemplo, precisam de uma bateria com qualidade.

Manutenção das palhetas

Manutenção das palhetas

As palhetas dos limpadores de para-brisas devem ser trocadas todos os anos e também quando não estiverem limpando o vidro corretamente ou fazendo barulho.

Como elas são de borracha, ficam expostas a variação do clima e da temperatura, e acabam ressecando e ficando duras e quebradiças. Quando chegam neste ponto, elas não funcionam mais.

Para aumentar a sua vida útil, uma dica é usar as palhetas, mesmo sem chuva, junto com o jato de água. Para limpar as palhetas, a indicação é usar água com, no máximo, sabão neutro. Há também produtos específicos para colocar no reservatório. Uma opção também é usar as palhetas de silicone, que não ressecam com o sol.

Por Lisley Alvarenga, jornalista

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